Justacy
  • Contact Info

    123 Benton, Savannah, GA, USA

    +1 923 457 4823

    Friday-Wednesday: 9.00AM to 5.00PM

A Importância da microgeração no contexto do ecodesign

A Importância da microgeração no contexto do ecodesign

11 junho 2021

A IMPORTÂNCIA DA MICROGERAÇÃO NO CONTEXTO DO ECODESIGN

 

Com a preocupação cada vez mais em voga em manter a sustentabilidade do Planeta para as gerações futuras, tem-se pensado e falado em defender de forma contundente o emprego do ecodesign em todos os ramos da sociedade, seja, de forma residencial, coorporativa, comercial, institucional, em processos de produção; enfim, a ideia é que todos nós somos responsáveis em utilizar os recursos disponíveis na natureza, de forma sustentável, com o objetivo do menor impacto ambiental.

Seguindo essa linha de raciocínio, entendemos que o ecodesign é uma ferramenta de gestão e controle ambiental utilizada em projetos de ambientes e desenvolvimento de produtos, bem como, na execução dos serviços que visam reduzir a geração de resíduos e, ainda, economizar custos.

Esse conceito de ecodesign nasceu no início da década de 90, com as indústrias eletrônicas americanas que buscaram criar produtos menos agressivos ao meio ambiente, reduzindo ainda o custo na produção e aumentando, assim, a competitividade dentro do mercado para o qual se propõem.

Atualmente, temos como exemplo de moradia sustentável a utilização de contêineres e módulos habitáveis, que além de serem “ecologicamente” corretos, pois, são reutilizáveis, ainda, têm a redução de até 30% nos custos finais da fabricação, em relação ao modo convencional.

Entre os princípios norteadores do ecodesign está a eficiência energética que engloba a diminuição da utilização de energia nos meios de fabricação, ou, até mesmo, que possuam fontes de energia menos agressivas, e, dentre elas, temos o destaque para MICROGERAÇÃO de Energia Solar Fotovoltaica.

Entendemos por Microgeração de Energia Distribuída como uma central geradora de energia elétrica com potência instalada menor ou igual a 75KWh e que utilize fontes renováveis de energia, como, por exemplo, a solar fotovoltaica.

No Brasil, o conceito e a introdução de tal fonte “limpa” de energia é bem recente, já que a sua regulamentação pela Agência Nacional de Energia Elétrica- ANEEL teve sua aprovação no final do ano de 2012. Porém, o crescimento exponencial ocorreu em 2015, com a instalação de centenas de sistemas fotovoltaicos.

Em relação à sustentabilidade, os painéis solares fotovoltaicos são capazes de produzir energia por mais de 40 anos sem poluir, além de serem recicláveis e ajudarem a prevenir o aquecimento global.

Tal crescimento, demonstra de forma inequívoca a importância da utilização da Microgeração de Energia Solar Fotovoltaica no contexto que vivemos inseridos atualmente, notadamente, no que diz respeito ao ecodesign e a sustentabilidade do Planeta, haja vista que, quanto mais utilizarmos as fontes de energia “limpa”, menos impactos o meio ambiente sofrerá e as futuras gerações herdarão um ecossistema equilibrado.

Assim, temos uma riqueza inesgotável a ser “explorada” de forma não agressiva, que é o Sol.

Lembrando que o Brasil encontra-se situado de forma privilegiada no globo terrestre, uma vez que, segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, o país recebe, anualmente, mais de 3 mil horas de brilho do sol, correspondendo a uma incidência solar diária entre 4.500 a 6.300 Wh/m².

 

Fontes:

 

https://www.ecycle.com.br/ecodesign/

http://borealsolar.com.br/blog/2016/10/26/potencial-de-energia-solar-quais-as-melhores-regioes-brasileiras-para-captacao-da-luz-solar/#:~:text=Segundo%20o%20Atlas%20Brasileiro%20de,4.500%20a%206.300%20Wh%2Fm%C2%B2.

https://www.portalsolar.com.br/microgeracao-de-energia-solar.html

https://microinversor.com.br/mudancas-nas-regras-de-compensacao-de-energia-solar-fotovoltaica/?v=9a5a5f39f4c7

https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-constitucional/microgeracao-e-minigeracao-de-energia-eletrica-sob-a-otica-de-um-direito-universal/

Autor

Fernanda Andrade